Método Infalível Para Decorar Letras De Músicas

Antes de mais nada gostaria de deixar bem claro: não é um método para preguiçosos que querem apenas plugar um pendrive no ouvido e já saber todas as letras de todas as músicas. Não que seja trabalhoso, só levam algum tempinho – nada que quem realmente queira não consiga.

Então vamos lá. Você vai precisar dos seguintes itens:

1 – A música
2 – A letra da música (indico o http://letras.terra.com.br)
3 – Bloco de Notas ou derivados, ou para você oldschool, um pedaço de papel e uma caneta.

Com ambos itens em mãos vamos ao trabalho. Usarei como exemplo a música “Brain Stew” do Green Day, que é uma música simples e pequena. Se quiser seguir o exemplo, fica mais fácil de entender.

1 – A música (vídeo): http://www.youtube.com/watch?v=tCHFiJ9MIB0&feature=player_embedded#! obs: apartir dos 3:00min começa outra música, Jaded.
2 -A letra http://letras.terra.com.br/green-day/10056/

1ª Passo) Dê uma lida na letra inteira, podendo ser com a música tocando (sem cantar ainda) ou não. Eu prefiro com a música já, porque pego o rítmo. Tente dar uma olhada preferencial nas estrofes que se repetem e ainda mais no refrão.

No caso o refrão é bem simples: “On my own… here we go.” E a unica estrofe que se repete é a segunda, que inicia com o verso “My eyes feel like they’re gonna bleed…

2º Passo) Agora sim, libere a franga. Tenha certeza de que ninguém está por perto, deixe o som no máximo (para abafar sua voz desafinada), dê play na música e comece a cantoria.

Repita esse passo mais uma ou duas vezes.

3º Passo) Agora já com uma noção da letra, tente entender o que ela está retratando, qual a mensagem, o que exatamente cada estrofe está falando. Para isso saber inglês (na maioria das vezes, mas pode ser Alemão, Francês, Russo ou o Português mesmo) é essencial. Pode parecer meio inútil, entretanto entender o que a música está dizendo, além de ser importante e em certo ponto legal, te ajuda algumas vezes a lembrar.

No caso a música fala sobre insônia (que aliás é o título do álbum) – viu, um pouco de conhecimento geral também ajuda nesta hora. Percebendo isso de cara nos primeiros versos, e até o final da música. “I’m having trouble trying to sleep”, ou “My eyes feel like they’re gonna bleed“.

With insomnia, nothing’s real. Everything is far away. Everything is a copy of a copy of a copy. – Fight Club

4º Passo) Nesse ponto, cantando a música mais uma ou duas vezes, boa parte você já deve ter decorado. Agora abra o bloco de notas. Escreve em ordem cronológica, e númere, a primeira ou as duas primeiras e a última ou as duas últimas palavras, ou as palavras chaves dos versos que você ainda não decorou. Só de realizar este processo, você já vai começar a memorizar mais um bocado. Agora dê play na música, somente com o bloco de notas aberto e cante. Quando chegar nas partes que ainda há dúvida, isso irá te ajudar. Batendo o olho já deve vir a sua mente. Além do mais, sabendo algumas palavras, da pra soltar um embromation e fingir que sabe tudo.

Ex.:
1 – …”counting sheep”…
2 – …”crosstops in my mind”…
3 – “Dried up”…”my skull”.
4 –  “My mind”… “overdrive”.
5 – “My sense dulled”…

5º e último Passo) Por aqui você já deve ter decorado sílaba por sílaba. Caso contrário, repita o primeiro e segundo passos. Pronto, já tem uma música grudada na sua cabeça por uma semana.

Este processo pode parecer chato e idiota, ainda mais usando Brain Stew como exemplo. Músicas curtas assim talvez no segundo passo você já tenha decorado. Mas quando são composições mais extensas, o método com certeza será ótimo. Vale avisar também, que se for aplicá-lo para mais de uma música: dar um intervalo de tempo para não confundir tudo.

About these ads

About z. Werneck

Há muito nessa emboscada vida de blogueiro, podem encontrar-me disseminando a palavra do senhor no Calma Lá, no The InsomniacZ, no Palavra Ácida e milhares de outros blogs abandonados por essa interwebs, além de claro, sempre no meu twitter: @calma_la
This entry was posted in Manual, Música. Bookmark the permalink.

8 Responses to Método Infalível Para Decorar Letras De Músicas

  1. z.Rick says:

    every day for something new

  2. Vitinhoborges says:

    Adorei esse metodo. Não que eu precise. Tenho uma facilidade pra decorar musicas. E tenho deocaradas já desde pequenas milhoes delas na cabeça. tando em português, como inglês, espanhol, Italiano e frances. As vezes um embrometion é o que há. hahahaha. Enfim … o blog está super legal … =)

  3. Gabriela says:

    Ah que legal, vou tentar, estou tentando decorar Viva La Gloria do GD *-* Valeu

  4. bento says:

    Muito bom esse método agora é só por em pratica
    valeu
    Bento

  5. minha vo ouviu e atras da porta e acho que era uma gassela falando

  6. Mel Ribeiro says:

    Muito bom o metodo, mas eu ainda prefiro ficar ouvindo a musica varias vezes e ir fingindo que vc sabe a letra td, funciona mesmo ^^

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s